quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TOME SEU PARTIDO

Nestas eleições são 29 partidos disputando cargos eleitorais


* por Netto Jordão

No dia três de outubro, mais de 130 milhões de brasileiros irão às urnas para votar. Neste ano serão escolhidos o Presidente da República, Deputados (Federais e estaduais), Governadores e Senadores. A novidade fica por parte do senado, serão dois candidatos eleitos em cada Estado. O eleitor, portanto, deverá optar por dois senadores de sua preferência.

Os eleitores deverão comparecer para votar portando seu título de eleitor e um documento com foto. Mais de um milhão de eleitores, de 60 municípios de 23 estados brasileiros, votarão através de urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores através da impressão digital. Esta tecnologia exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Em 2018, o TSE prevê que 150 milhões de brasileiros estejam aptos a votar por este sistema.

As eleições 2010 chamaram a atenção pelo excessivo número de partidos políticos, são 29 no total. Na acirrada disputa estão partidos tradicionais, como o Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980, o qual faz parte o atual Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, assim como sua candidata, Dilma Rousseff.

O PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, fundado em 1988, elegeu em 1994 o tucano Fernando Henrique Cardoso, reeleito em 1998. O partido possui como candidato à Presidência José Serra, 2º colocado nas pesquisas de intenções de voto.

Os demais candidatos à Presidência são: Américo de Souza, do Partido Social Liberal (PSL); Ivan Pinheiro, do Partido Comunista Brasileiro (PCB); José Maria Eymael, do Partido Social Democrata Cristão (PSDC); Levy Fidélix, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB); Marina Silva, do Partido Verde (PV); Mário de Oliveira, do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB); Oscar Silva, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS); Plínio Sampaio, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol); Rui Pimenta, do Partido da Causa Operária (PCO) e Zé Maria, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).

Alguns partidos deixaram de existir ou mudaram suas ideologias e siglas, é o caso de partidos como o PSN (Partido Solidarista Nacional), que agora atende pela nomenclatura PHS, Partido Humanista da Solidariedade. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) agora é o PPS (Partido Popular Socialista), a exemplo do Partido Democrata Cristão (PDC) que agora atende por PSDC – Partido Social Democrata Cristão. Outra mudança ocorreu no PRT – Partido Revolucionário dos Trabalhadores, o qual mudou sua nomenclatura para Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Mais um adepto destas mudanças foi o Partido da Reconstrução Nacional (PRN), agora PTB – Partido Trabalhista Cristão.

Para um partido ser criado faz-se necessário a obtenção da assinatura de 101 fundadores, logrados em pelo menos nove estados. Posteriormente, registra-se a legenda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São necessários em torno de 430 mil eleitores para o registro. Em seguida, o partido participa de eleições, recebe dinheiro do fundo partidário e ocupa o horário político no rádio e na TV.

O que é um partido político?

De acordo com o dicionário, “um partido político é um grupo organizado formal e legalmente constituído, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em determinado país”. O partido político é uma pessoa jurídica de direito privado, cujo estatuto deve ser registrado na Justiça Eleitoral.

Um partido é criado para ser a expressão política e ideológica do grupo de pessoas que o compõe. Não é difícil, portanto, observar as diferentes nomenclaturas que identificam cada partido, são comunistas, socialistas, democratas, entre outros. Ao optar pelo candidato de determinado partido político estamos indo de acordo com a política e ideologia que o partido defende.


Quais são os partidos?

Confira os 29 partidos que estão concorrendo nestas eleições, segundo o Tribunal Superior Eleitoral

PARTIDOS POLÍTICOS 2010

Partido dos Aposentados da Nação – PAN

Partido Comunista Brasileiro - PCB

Partido Comunista do Brasil - PC do B

Partido da Causa Operária – PCO

Partido Democrático Trabalhista - PDT

Partido da Frente Liberal - PFL

Partido Humanista da Solidariedade - PHS

Partido Liberal - PL

Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB

Partido da Mobilização Nacional - PMN

Partido Progressista - PP

Partido Popular Socialista - PPS

Partido da Reedificação da Ordem Nacional – PRONA

Partido Republicano Progressista - PRP

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB

Partido Socialista Brasileiro – PSB

Partido Social Cristão - PSC

Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB

Partido Social Democrata Cristão - PSDC

Partido Social Liberal - PSL

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU

Partido dos Trabalhadores – PT

Partido Trabalhista Brasileiro - PTB

Partido Trabalhista Cristão - PTC

Partido Trabalhista do Brasil- PT do B

Partido Trabalhista Nacional - PTN

Partido Verde - PV

Partido Socialismo e Liberdade - P-SOL

Partido Republicano Brasileiro - PRB


Nenhum comentário:

Postar um comentário