quinta-feira, 30 de setembro de 2010

POLÍTICA EM DEBATE NA UCAM

Evento foi marcado pelo clima ameno e passivo. Candidatos a deputado federal e estadual apresentaram suas propostas sem deferir nenhuma acusação ou crítica aos demais convidados

* Por Netto Jordão

O campus Tijuca realizou, na quinta feira (16), no pátio de eventos, um debate político com a presença dos candidatos a Deputado Federal, Alessando Molon, Antonio Carlos Biscaia, Chico Alencar e Marcelo Itagiba. A candidata à Deputada Estadual, Aspásia Camargo também esteve presente.

A coordenadora do curso de Comunicação da unidade, Thaís Viera de Lima, foi a cerimonialista do evento, presidido pelo Diretor Rogério Tupinambá. Cada candidato teve 15 minutos para apresentar suas propostas aos professores, alunos, funcionários e demais presentes.

Antonio Carlos Biscaia, candidato a deputado federal pelo PT, iniciou o debate agradecendo ao reitor da UCAM, Prof. Candido Mendes, e ao diretor Rogério Tupinambá. Segundo ele, “Candido Mendes é o símbolo da plenitude democrática, um homem que está sempre em defesa dos direitos humanos”.

O candidato chama a atenção dos jovens para que votem com consciência. Para ele, a sociedade estereotipa demais os políticos, achando que todos são corruptos e não cumprem o que prometem. “É necessário que a juventude reflita e tenha consciência do que é o voto, de que ele é uma ferramenta e um exercício da cidadania”, destacou.

Para Biscaia, as necessidades primordiais são: saúde, transporte e moradia. A educação está em outro patamar, “a educação é a base da transformação social e política de uma sociedade e, portanto, deve estar ao alcance de todas as pessoas”, afirmou.

Carlos Biscaia finalizou seu discurso reiterando seu comprometimento com a ética, “a ética sempre fez parte da minha vida. São 30 anos no Ministério Público que podem comprovar isso. Meu compromisso primordial é com a ética na política, com honra e dignidade”, finalizou.

Única mulher entre os convidados, a candidata a deputada estadual pelo Partido Verde (PV), Aspásia Camargo, saudou os presentes e destacou o papel político do reitor da UCAM, Prof. Candido Mendes, ao caracterizá-lo como emissor e protetor da democracia.

A candidata acredita que os jovens, no futuro, mudarão o pais. “Quando o plenário estiver repleto de jovens, tenho certeza de que a política estará no seu caminho correto e repleto de “fichas limpa”, destacou.

Aspásia enfatizou seu doutorado em Sociologia e seus feitos políticos, destacando que foi secretária estadual de Cultura, vice-ministra do meio ambiente e também foi relatora da CPI da Saúde. “Meu lema é o desenvolvimento sustentável. É possível alcançá-lo através de uma economia efetiva, com recursos tecnológicos, inclusão digital e incentivo às pequenas e médias empresas”, comentou.

Outra preocupação é com o meio ambiente, para ela esse problema é uma via de mão dupla e requer atenção e colaboração de todos, “não adianta apenas defender o meio ambiente, mas também as pessoas, pois são elas que farão um mundo melhor para se viver”, encerrou.

Chico Alencar, candidato do PSOL, destacou a Universidade Candido Mendes pela sua iniciativa. “Fico honrado em participar deste evento e ver que a Candido Mendes está realizando a sua função como universidade, que é a de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Para Chico é necessário que na política se defenda as boas ideias e as causas justas. Ele alerta os jovens em relação aos inúmeros candidatos deste ano. “Eleição é tempo de engano e de mentira, a maioria tem ótimas propostas, o que não quer dizer que serão cumpridas”, concluiu.

Alencar, entre suas propostas, almeja destinar 10% do orçamento do PIB (produto interno bruto) para a educação. Ao falar sobre o meio ambiente, Chico criticou os programas existentes e diz estar preocupado com a situação. “A questão ambiental é uma preocupação constante, porém, é periférica na prática. Políticas ambientais profundas serão necessárias para que o problema comece a retroagir”, encerrou.

O Deputado Federal pelo PSDB, Marcelo Itagiba, elogiou o reitor Candido Mendes dizendo que sua mente é democrática e instigante. Agradeceu ao diretor Rogério Tupinambá e ao campus Tijuca pelo convite.

Itagiba quer se reeleger para dar continuidade ao que fez nos últimos quatro anos. Dentre suas propostas, ele destacou o fim do foro privilegiado, o que obriga as autoridades dos três Poderes a responderem da mesma maneira que respondem os cidadãos comuns. Para ele, o sistema penitenciário deve tratar da mesma maneira presos com ensino superior e quem não tem diploma, sem o benefício de celas individuais. “Os presos que possuem ensino superior deveriam ser condenados com penas superiores aos que não tem diploma”, afirmou.

Molon foi o último, e não menos importante, candidato a realizar o seu discurso. O candidato do PT defende o apoio à juventude, para ele os jovens são o futuro do Brasil. “No governo Lula as mudanças na educação começaram e cresceram. Os investimentos aumentaram, no entanto é preciso mais para que o país se desenvolva”, disse.

Co-autor do projeto de lei que garante meia passagem para estudantes do ensino superior, Alessandro Molon, que foi Deputado Estadual por oito anos, prometeu lutar pelo incentivo das empresas ao primeiro emprego para jovens, pela solidificação entre educação e cultura, e também pelo acesso às tecnologias da informação através da internet banda larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário