quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ELEIÇÕES DIGITAIS

Os presidenciáveis descobrem o filão virtual

* Por Rodrigo Martins

Há muito tempo que as eleições políticas não são as mesmas, desde o voto indireto a urna eletrônica muita coisa mudou. Depois então da eleição do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, os candidatos a uma vaga no poder legislativo abriram os olhos para uma nova forma de ganhar de votos, a internet.

Nessas eleições os candidatos a presidência criaram seus espaços na web e tentam não só angariar votos , mas também o dinheiro do eleitor, que pode fazer a doação para o seu candidato de preferência, observação não há dedução de no imposto de renda.

Começando pelos mais cotados a ganhar as eleições segundo pesquisa data folha, Dilma Roussef (PT) aparece com um site – www.dilma13.com.br - que lembra o portal de noticias do G1 com vídeos de seu principal apoiador Lula. O site também possui uma ferramenta interessante para os profissionais de comunicação, que é o plano de mídia, mostrando os horários onde serão exibidos os comerciais da campanha da candidata.

O candidato José Serra (PSDB) vem com um site bem arrojado, apostando nas redes sociais como Twitter, Orkut, Facebook, Flick, Youtube, Serra está de olho no futuro com um site leve e colorido que tem maior atratividade para os jovens, sem deixar de ter as cores do Brasil, o saudoso verde e amarelo.

Marina Silva (PV) levou seu discurso verde para a criação do site –www.minhamarina.org.br - que vem com a tons leves que passam tranqüilidade, e também refletem a postura ambientalista da candidata e do partido verde.Para entender melhor o espaço virtual da candidata, podemos compará-lo a um grande blog, passando a idéia de proximidade com Marina Silva.

Já Plínio Arruda (Psol) candidato do Psol parece que resolveu economizar na criação do site – www.plinio50.com.br - o espaço virtual do candidato poucas opções para quem quer pesquisar algo sobre a campanha de arruda.O envio de perguntas e sugestões para Arruda também e dificultado pela necessidade do usuário ter programas específicos para realizar o contato, tornando a comunicação com Arruda complicada.

Porém uma das coisas mais importantes em uma eleição é a comunicação entre candidato e eleitor, não é?Por isso mesmo enviei uma pergunta para todos os candidatos: Quais os seus principais planos para o Rio de Janeiro?.A pergunta foi enviada no dia 17 de agosto e os candidatos Dilma (PT), Serra (PSDB), e Plínio (PSOL), não responderam em um mês de prazo que esperei. A candidata Marina Silva (PV) me enviou um e-mail no mesmo dia em que enviei a pergunta dizendo que questão seria a analisada, mas até agora não obtive uma resposta objetiva do que perguntei.

Enfim, depois de ver o comportamento virtual dos presidenciáveis, e possível notar uma melhora do antigo método de colar cartazes e distribuir santinhos, porém falta agilizar a comunicação direta e a interatividade entre candidato e eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário